Já reparou que há coisas que nosso corpo não nos permite fazer? Essas ações implicam no funcionamento saudável do nosso organismo, para que cada coisa não saia do lugar...
Ja reparou que há coisas que nosso corpo não nos permite fazer? Essas ações implicam no funcionamento saudável do nosso organismo, para que cada coisa não saia do lugar e você continue perfeitamente bem e vivo. Pensando nisso, separamos algumas sete coisas curiosas que nosso corpo não nos deixa fazer:
Respirar e engolir ao mesmo tempo
Por que não conseguimos respirar e engolir ao mesmo tempo? Isso ocorre porque a epiglote, que fecha a ligação da faringe com a glote durante a deglutição, evita a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestivo. A epiglote funciona como uma válvula da laringe e durante a deglutição ela se eleva, enquanto a epiglote se abaixa, fechando assim a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento. Já durante a respiração o oposto acontece e a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta,permitindo a passagem do ar. Por isso quando engolimos paramos de respirar.
Espirrar de olhos abertos
É inevitável fechar os olhos quando espirramos, mas por que será que isso acontece? Existe um mito de que fechamos os olhos para que nosso globo ocular não salte fora com a pressão do espirro. No entanto, esse mito não é verdade, a explicação para isso é bem mais simples. Nosso corpo reage no momento do espirro com contrações em diversos músculos, incluindo o obicular que movimenta as pálpebras, por isso fechamos os olhos ao espirrar.
Lamber o Cotovelo
Na realidade lamber o cotovelo pode ser impossível para muitas pessoas, mas acredite há aqueles seres iluminados que o conseguem. A Aptidão inútil, que gera apenas ligeiro desconforto nos que visualizam a cena, pode ser realizada pelo jovem Nick Afanasiev que tem 9 cm de língua. Uma incrível façanha registrada em vídeo:
Prender a própria respiração até morrer
Aqueles que por algum motivo tem tendências suicidas devem saber que não é possível prender a própria respiração até morrer. Felizmente, essa técnica não é possível, pois nosso organismo reage a falta de oxigênio provocando movimento involuntário para que a pessoa solte o ar preso e volte a respirar.
Fazer 3 coisas ao mesmo tempo
Se você não consegue fazer três coisas ao mesmo tempo, não se desespere. Segundo pesquisadores da Universidade de Pierre et Marie Curie, na França, quando se encontra com duas tarefas simultâneas, uma parte do cérebro conhecida como córtex pré-frontal medial (MFC, na sigla em inglês) se divide e foca uma parte em uma coisa e a segunda parte em outra. Contudo, quando uma terceira tarefa aparece, as coisas ficam mais confusas. As informações são do Live Science.
Comer coisas geladas sem “Congelar” o cérebro
Sempre quando comemos alimentos gelados sentimos aquela dor de cabeça, como se o nosso cérebro estivesse “congelando”. Isso acontece porque o cérebro procura manter uma temperatura constante, por isso quando você está a encher a sua cabeça com sorvete, o seu paladar fica gelado e o cérebro pensa que você está preso em algum lugar perto do Monte Everest. Ele abre artérias para bombear mais sangue para a área de forma a aquecê-lo, sendo que o aumento da pressão arterial apenas causa uma “dor de cabeça de sorvete”.
Fazer cócegas em nós mesmos
Já tentou fazer cócegas em si mesmo? Se sim, você deve saber que não sentiu a mínima vontade de rir. Isso ocorre porque as cócegas são atos involuntários do corpo que nos protegem de contatos estranhos, nos alertando de algum eventual perigo, por exemplo. Por isso, nosso cérebro sabe exatamente que é a sua própria mão te tocando e, desse modo, “desativa” a proteção das cócegas. Dessa forma você não pode brincar de fazer “cosquinha” sozinho.